"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 22 de agosto de 2009

Logística Reversa e Contabilidade Ambiental

Um dos principais entraves à efetiva adoção da Logística Reversa pelas empresas refere-se à falta de evidenciação de informações financeiras e econômicas dos valores movimentados nesta atividade. Sabemos que a Logística Reversa gera diversos valores para as empresas que a implementam, tais como: econômico, ambiental, logístico, legal e de imagem corporativa.
Percebe-se que a partir do desenvolvimento de um sistema contábil ambiental se viabiliza o controle integrado para gerar informações, que possam ser utilizadas a nível gerencial pela empresa, no sentido de evidenciar a geração destes valores e disponibilizar outros investimentos para este setor de gestão ambiental.
A Logística Reversa relaciona-se diretamente com a Contabilidade Ambiental, onde juntas são ferramentas existentes e diferenciadas para melhorar a inter-relação das empresas com o meio ambiente e sociedade, pois quanto o maior nível de detalhamento das informações, melhor serão as decisões tomadas.

Acessem o artigo completo que fala desse assunto em:

http://www.easy-share.com/1907412924/Logística reversa e contabilidade ambiental.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br