"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Logística Reversa: Meio ambiente e competitividade


A logística reversa pode ser entendida como a área da logística empresarial que visa equacionar os aspectos logísticos do retorno dos bens ao ciclo produtivo ou de negócios através da  multiplicidade de canais de distribuição reversos de pós–venda e de pós–consumo, agregando-lhes  valor econômico, ecológico, legal e de localização (Paulo Roberto Leite, 2003).
Para quem já domina a logística e a dinâmica dos canais de distribuição, é hora de obter novas vantagens competitivas, utilizando os canais de distribuição reversos. O que as empresas enviam para o mercado pode voltar sob a forma de embalagens, produtos devolvidos ou mesmo informações, trazendo lucratividade e mais oportunidades de negócio. Escrito pelo maior especialista em logística reversa do Brasil, este livro é um passaporte para o futuro da logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br