"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reciclagem de vidro automotivo

Uma pessoa deixou um comentário hoje no blog, questionando se havia alguma empresa que fizesse a reciclagem de vidro, então achei oportuno divulgar a iniciativa de uma empresa que desde 2005 já realiza este trabalho, independemente de exigência legal e sim, por responsabilidade ambiental.
Desde 2005 a empresa capixaba Autoglass, com 25 unidades e mais de 700 pontos de atendimento, é a única do segmento que faz o recolhimento dos vidros substituídos e os encaminha para a reciclagem. A coleta acontece a mais de três mil quilômetros de distância do ponto onde é dado o destino final ao produto.
O projeto de logística reversa de vidros automotivos, iniciado em 2005 de forma pioneira no País pela Autoglass, ganha ainda mais força com a instalação de uma nova recicladora no Rio de Janeiro, no final de 2009.
A empresa Vidro Limpo é um braço logístico da Massfix Comércio de Sucatas de Vidros, localizada em Guarulhos (SP), que já processa o produto há vários anos e dá a destinação ecologicamente correta para fabricantes de garrafas de cervejas.
Por ser um material de baixo valor agregado o custo logístico, muitas vezes, dificulta a coleta em longas distâncias. A filial reduzirá o custo de recebimento de materiais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, o que elevará o volume de vidros automotivos reciclados. É importante destacar que do total de para-brisas quebrados por ano no Brasil, cerca de 1,5 milhão de peças, estima-se que somente 5% sejam reciclados.

Fonte: http://www.autoglass.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br