"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conheça a WiseWaste: empreendimento sustentável que será o elo de ligação entre cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem

Quero compartilhar com vocês mais uma iniciativa super sustentável, relacionada a uma personalidade já conhecida aqui no blog de postagens anteriores.
O  empreendedor e empresário Gui Brammer deixou a presidência da TerraCycle,  para se dedicar ao seu novo  empreendimento sustentável, a WiseWaste, empresa de gerenciamento de resíduos sólidos, que será responsável pela ligação direta entre cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem.  
Neste empreendimento estarão envolvidas 10 indústrias recicladoras que juntas possuem faturamento de mais de 1 bilhão de reais/anuais. 
Este empreendimento tem foco na revalorização de resíduos sólidos, que serão transformados em produtos novos e deixarão de ser dispostos em aterros ou lixões, ou seja é mais uma iniciativa que auxiliará na implementação da logística reversa e no atendimento da Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, contribuindo para a preservação ambiental.
O processo ocorrerá da seguinte forma: A WiseWaste atuará como um operador logístico que recolherá os resíduos advindos das indústrias de manufatura de diversos ramos,  cooperativas de catadores e  PEVs (pontos de entrega voluntária de resíduos) instalados no varejo e, entregará estes resíduos para que sejam reutilizados em processos produtivos por meio da reciclagem, em diversas indústrias, conforme mostra a figura.
A WiseWaste possibilitará que  os resíduos sejam revertidos  em bens que serão comercializados ou reutilizados na própria indústria que gerou o resíduo.  Alguns dos produtos gerados são: pallets, lixeiras, cestos de plástico, prateleiras fibra de tecido para confecções, entre outros (conforme figura abaixo). 
A empresa atuará de forma a completar/fechar o ciclo logístico total, atuando a partir do momento em que são gerados os resíduos de pós-consumo e aplicando o conceito proposto por McDonough e Braungart em 2002: "Cradle to Cradle" ou análise do ciclo de vida "do berço ao berço" (Já falei sobre esse conceito para vocês em uma postagem anterior, clique aqui para ler novamente). 
Este conceito vem substituir o antigo e já ultrapassado conceito "do berço à cova", que propõe que a análise do ciclo de vida dos produtos deve prever a sua destinação final, que pode ser a incineração ou a disposição final em um aterro sanitário.  
Considerando que a maioria dos resíduos que geramos diariamente, são passíveis de revalorização, é um desperdício simplesmente dispô-los em lixões, portanto a proposta de reinserir estes resíduos novamente no ciclo produtivo ou de negócios e transformá-los em produtos novos, que é a proposta da WiseWaste, é perfeitamente viável e sustentável sob os pontos de vista econômico, social e ambiental, que são os pilares da sustentabilidade nos negócios. 
Para possibilitar que o conceito "Cradle to Cradle" ou "Do berço ao berço" seja implementado a Wise Waste utilizará a logística reversa e, além dos serviços de coleta dos resíduos e transporte até o destino que serão as indústrias de reciclagem, e não mais os aterros sanitários, a empresa oferecerá os serviços de: administração (Jurídica, administrativa, financeira, manutenção); emissão de relatórios para aderência à PNRS; pesquisa e desenvolvimento e mídia: documentário do projeto, website e RP, para isso contará com profissionais especializados, com a liderança de Gui Brammer, que também está à frente do Programa Inovação Verde na Rádio IdeiaFM e entrevista todas as terças-feiras personalidades ligadas à área de sustentabilidade e também à frente da empresa Green Business, que envolve o Descola aí, site de consumo colaborativo.
Esta é mais uma iniciativa que surge em um momento propício, em meio à implementação da PNRS nas empresas  e vem agregar muito às áreas de Sustentabilidade e Logística Reversa.

Parabéns Gui Brammer! Desejo muito sucesso nesse novo empreendimento! Abraços.

Para saber mais sobre a WiseWaste CLIQUE AQUI

Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br