"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Dossiê "Logística Reversa: desafios e oportunidades no Brasil e no mundo" na REGIS - Acesso gratuito

É com grande satisfação que informo que  o dossiê sobre "Logística Reversa: desafios e oportunidades no Brasil e no mundo", número 1,  volume 2, da Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade (REGIS), uma iniciativa do Centro de Gestão, Inovação e Sustentabilidade (CPGIS) da FACE, já foi publicado e está disponível para consulta no link: http://periodicos.unb.br/index.php/regis/issue/view/1342



"Apesar da sua vital importância para uma gestão mais sustentável, o tema logística reversa, eixo central do dossiê deste segundo número da ReGIS, é ainda  uma recente área de pesquisa. O assunto começou a ser formalmente estudado na Europa e Estados Unidos no final da década de 70. No Brasil, a logística reversa só alcançou maior visibilidade no final da década de 90.
Tendo em vista os desafios e também oportunidades criadas pela discussão dos problemas ambientais que se tornou evidente desde 1972 até os dias atuais, bem como das legislações ambientais decorrentes e também das legislações de defesa do consumidor, que influenciam a demanda pela  logística reversa, é que a ReGIS convidou pesquisadores e profissionais da área a debater essas questões. Esse convite resultou no presente dossiê que conta com onze artigos completos, bem como com três ensaios e uma entrevista, os quais visam debater todas as mudanças ocorridas, trazendo no mesmo espaço olhares de diversos segmentos envolvidos que contribuem de forma teórica, metodológica e prática sobre o assunto. Esperamos que este dossiê contribua com respostas atuais sobre o tema da logística reversa, e que também sirva como estímulo para gerar novas perguntas e pesquisas nesta área tão rica em potencialidades". 

Agradeço a colaboração de todos (as)  que contribuíram para chegarmos a esse resultado e os (as) convido a acessarem a revista. Boa leitura!

Cordialmente, 

Patricia Guarnieri, Dra
Editora do dossiê sobre Logística Reversa: desafios e oportunidades no Brasil e no mundo
Editora executiva da Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br