"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

Filmes

- Zeitgeist: Moving forward - 

Zeitgeist: Moving Forward, do diretor Peter Joseph, dá continuidade a um longo trabalho documental que se propõe a apresentar um caminho para a necessária transição do atual paradigma socioeconômico monetário que rege a sociedade no mundo inteiro. Este tema transcende questões de relativismo cultural e ideologias tradicionais e passará a estabelecer, como objetivo central, o redesenho de uma empírica vida na Terra em nome da sobrevivência humana e social. Ao invés de continuar desafiando as imutáveis leis naturais, o objetivo é criar um novo paradigma de sustentabilidade social denominado “economia baseada em recursos”.
O filme conta com especialistas nas áreas da saúde pública, antropologia, neurobiologia, economia, energia, tecnologia, ciências sociais e outros temas relevantes que dizem respeito às áreas socioculturais. Os três temas centrais do documentário são: Comportamento Humano, Economia Monetária e Ciências Aplicadas. Juntando estes temas, o documentário cria um modelo de compreensão do atual paradigma social; o porquê de ser fundamental sair dele — junto com uma abordagem social nova e radical, porém prática, baseada em conhecimentos avançados que resolveriam os atuais problemas sociais enfrentados pelo mundo contemporâneo. Uma das características únicas deste trabalho, cujo estilo o destaca da maioria dos documentários, é que ele tem uma temática cinematográfica dramática, com atores notáveis que, de forma abstrata, representam as diversas atitudes relacionadas à mensagem geral do filme. O filme também usa vigorosamente vários recursos visuais e de animação em 2D e 3D, e volta a adotar como base o padrão tradicional de documentário. Zeitgeist: Moving Forward foi lançado simultaneamente em mais de 60 países e em mais de 20 idiomas a partir de 15 de janeiro de 2011. Este lançamento em grande escala não está associado a nenhum grande distribuidor. Parte da expressão de contra-cultura envolvida nesta forma de abordagem, implica em evitar qualquer envolvimento com a mídia corporativa, ao utilizar grupos independentes para exibir o filme em vários países, mas sem fins lucrativos. A maioria desses grupos mantêm ligações com várias comunidades ativistas, incluindo o Movimento Zeitgeist, que é um grupo que defende a sustentabilidade através da transição social para um novo paradigma socioeconômico, bem longe das crescentes distorções do sistema monetário e suas consequências.
Assista o trailler:

- Inside Job (Trabalho Interno) -
O documentário que ganhou o óscar 2011 de melhor documentário e conta a verdade da crise.
Através de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise", mostra-nos as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Narrado pelo actor Matt Damon e realizado por Charles Fergunson, este é o primeiro filme que expõe a verdade acerca da crise económica de 2008. A catástrofe, que custou mais de $20 triliões, fez com que milhões de pessoas tenham perdido as suas casas e empregos.
Assista o trailler:


- Waste Land (Lixo extraordinário) - Documentário lançado em 2009, produzido pelos diretores  brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela diretora britânica Lucy Walker. O diretor Fernando Meirelles participou da produção-executiva.
O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de lixo em um dos maiores aterros sanitários do mundo, no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias, cenário também de Estamira (2004), de Marcos Prado, outro documentário premiado.
O documentário tem como pano de fundo o Jardim Gramacho (RJ), maior aterro sanitário da América Latina e relata a trajetória do lixo dispensada no aterro. A relação entre lixo e arte aproxima o universo intelectual à tão diferente realidade das pessoas que colhem o lixo, que acaba virando arte nas mãos do artista plástico Vik Muniz.  O documentário teve orçamento de US$ 1,5 milhão, ganhou o prêmio de audiência Panorama no Festival do Cinema de Berlim e concorreu ao óscar 2011 com o documentário Inside Job.
Assista o trailler:

- We are all one -
Vídeo que trata de nossas atitudes em relação à natureza e o retorno que teremos em consequência disso. Elaborado e narrado por Robert Happé, que nasceu em Amsterdã, Holanda. Estudou religiões e filosofias na Europa e dedicou-se desde então a descobrir o significado da vida. Estudou também Vedanta, Budismo e Taoísmo no Oriente durante 14 anos, tendo vivido e trabalhado com nativos de diferentes culturas de cada região onde esteve - Índia, Tibete, Cambodja e Taiwan. Em seu retorno à Europa, sentiu necessidade de compartilhar o conhecimento adquirido e suas experiências de consciência. A partir daí, trabalhou em várias universidades, e tem trabalhado continuamente com grupos de pessoas interessadas em autoconhecimento e desenvolvimento de seus próprios potenciais como seres criadores. Desde 1987 vem compartilhando informações em forma de seminários e workshops em países da Europa, na África do Sul, nos EUA, na Austrália, e no Brasil. Seu trabalho é independente, estando desvinculado, sob todo e qualquer aspecto, de organizações religiosas, seitas, cultos e outros grupos.
Para assistir acesse:


- Flow - for the love of water -
Filme produzido pelos Estados Unidos, em 2008, o filme retrata a luta popular a favor da água e contra as corporações que querem se apropriar dela. Bolívia, Índia, Tailândia, África, México Argentina, Equador e EUA: em muitos lugares do mundo nascem forças capazes de salvar o destino na humanidade. O Documentário também apresenta belíssimas formas inovadoras de se conseguir água potável a baixo custo.
Para assistir acesse:
O filme está dividido em 8 partes, mas existem outros sites, nos quais pode ser baixado.

- The Corporation -
Filme produzido no Canadá em 2004, com a Direção dividida entre Jennifer Abbott e Mark Achbar,a partir do Roteiro  de Joel Bakan e Harold Crooks. Os autores resolvem desnudar a face obscura das corporações, resultando em conclusões contundentes, críticas, perturbadoras. Depois de assistir a este filme, fica difícil continuar com a mesma visão das organizações e do consumo. Baseia-se numa análise dos crimes cometidos por empresas, e entrevistas com pessoas importantes do mundo corporativo: gente de dentro ou de fora dele. Gente que ama e gente que odeia tal mundo.
Para assistir o trailler acesse:

- Earthlings -
Earthlings (Terráqueos, em português) é um documentário americano de 2005, escrito, produzido e dirigido por Shaun Monson e co-produzido por Persia White.
É narrado pelo ator e ativista dos direitos animais Joaquin Phoenix, que também é vegano e membro da PETA, maior organização de defesa dos direitos animais do mundo. A trilha sonora foi composta exclusivamente para o documentário pelo músico Moby.
O filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.
Para assistir acesse:

- História das coisas -
É um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
Para assistir acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpkxCpxKilI
Livros - Submarino.com.br